Foram divulgadas as datas dos jogos da seleção togolesa em qualificatórios para os próximos 2 torneios oficiais dos quais Togo pode participar.
29/02/2012 - Quênia x Togo ( Jogo provavelmente será realizado em Nairóbi )
Válido pelas Eliminatórias para a CAN 2013.
15/06/2012 – Togo x Quênia ( Jogo provavelmente será realizado no Stade de Kégue, em Lomé ) Válido pelas Eliminatórias para a CAN 2013.
Pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, também foi divulgado o calendário da seleção togolesa na 2ª Fase.
01/06/2012 - Togo x Líbia
08/06/2012 - República Democrática do Congo x Togo
22/03/2013 - Camarões x Togo
07/06/2013 - Togo x Camarões
14/06/2013 - Líbia x Togo
06/09/2013 - Togo x República Democrática do Congo
Há um grande intervalo de tempo entre os jogos, como é natural em quaisquer eliminatórias para Copa do Mundo. Isso permite uma grande variabilidade nos resultados das equipes, em muitos casos, favoritos perdem grandes oportunidades, zebras aparecem e por aí vai.
Classificação das seleções no Ranking da FIFA, atualizado no mês de Novembro/2011
Camarões - 48º
Líbia - 63º
Togo - 101º
República Democrática do Congo - 125º
A seleção camaronesa entra como favorita à conquista da primeira colocação do grupo, afinal, é a seleção africana que possui mais participações em Copas do Mundo, e já chegou até as Quartas de Final em uma ocasião. Mesmo vindo de uma frustração, a não-classificação para a CAN 2012, a seleção Camaronesa ainda mantém parte de seu peso pela tradição.
A seleção da Líbia conseguiu uma surpreendente classificação para a CAN 2012, como a melhor 2ª colocada na classificação geral, mas o país passou por recentes mudanças políticas drásticas, e talvez isso possa afetar o andamento do futebol local. Não será um saco de pancadas como nas Eliminatórias para a Copa de 2002, e talvez possa almejar algo mais do que as campanhas médias de 2006 e 2010.
A seleção da República Democrática do Congo costuma jogar muito bem em casa, mas nada indica que farão muito mais que uma campanha média, como costumam fazer tratando-se de Eliminatórias para Copa do Mundo.
Já a seleção Togolesa, dependendo do desenvolvimento de Mani Sapol e Backer Aloenouvo, e da volta de Emmanuel Adebayor para a seleção, pode sonhar mais alto. Apesar dos inúmeros resultados negativos, a seleção Togolesa venceu a então imbatível Botswana em Lomé, além de conseguir a classificação para essa fase das Eliminatórias ao bater Guiné Bissau ( Uma das mais difíceis do sorteio ) com uma vitória e um empate. Quem sabe com a chegada do técnico francês Didier Six a situação melhore, e Togo consiga a classificação.
Apenas a primeira colocação interessa, e a estréia será realizada jogando em casa, contra a Líbia. Os 3 jogos em casa são plenamente possíveis de ganhar, independente do favoritismo ( Vide o 1 x 0 contra Camarões pelas eliminatórias para a Copa de 2010, jogo realizado em Accra na qual Adebayor marcou um gol e desperdiçou um pênalti ). Nos jogos fora, a situação costuma complicar, mas com empates e uma eventual vitória, a classificação ficaria muitíssimo bem encaminhada, uma vez que um empate fora não significa apenas um ponto na conta em uma competição extremamente curta ( 6 jogos para cada equipe ), significa também impedir o adversário de fazer mais 2 pontos jogando em casa. A classificação para a Copa de 2006 ocorreu justamente devido a isso, ao empate contra Senegal, no jogo em Dakar.
Em um caso hipotético de 3 vitórias em casa e 3 empates fora, a seleção chegaria a 12 pontos, e uma das outras poderia chegar no máximo a 13 pontos. O fato de encerrarmos a competição com um jogo em casa também pode ser benéfica, caso estejamos precisando de resultado, e melhor ainda se for um confronto direto contra a República Democrática do Congo pela classificação.
Porém, de nada adianta fazer contas e mais contas se o time togolês apresentar o mesmo futebol dos empates contra o Chade e das derrotas contra Tunísia e Malauí..Há a necessidade urgente de organização de um time não só competitivo, como bem entrosado e que consiga se impor nos jogos. Caso contrário, é pensar na Copa da Rússia em 2018.