domingo, 17 de junho de 2012

Togo 1 x 0 Quênia : Classificados !


A seleção togolesa conseguiu seu objetivo contra o Quênia nesse domingo dia 17/06/2012 : a classificação para a próxima fase das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações na África do Sul 2013.
No Stade de Kégue, em Lomé, Serge Gakpé marcou o gol da classificação aos 15 minutos do 2º tempo.
Vale ressaltar também a importância do gol marcado por Razak Boukari no 1º jogo, pois foi pelo critério de gols marcados fora de casa que fez com que a seleção togolesa se aproveitasse do regulamento para passar de fase com o placar agregado de 2 x 2.
A escalação Togolesa na partida de hoje foi a seguinte:

Atsu Mawugbé

Donou
Bossou
Daré Nibombé
Mamah Abdoul Gafar

Sergé Akakpó
Komlan Amewou
Serge Gakpé
Moustapha Salifou

Segbefia
Damessi

Banco de reservas :
Baba Tchagouni
Mani Sapol
Dové
Ametepe
Abraw
Kondo

A próxima fase baseia-se em confrontos de ida e volta, nos quais os jogos de ida serão disputadas entre os dias 7,8 e 9 de Setembro, e os jogos de volta serão disputados entre os dias 12,13 e 14 de Outubro.
As seleções foram divididas em dois “potes”. O 1º com seleções melhores colocadas num ranking com a pontuação das seleções nas últimas 3 edições da Copa Africana de Nações.
Togo está no Pote 2, ou seja, após o sorteio, pode enfrentar qualquer uma das seleções listadas abaixo :
Zâmbia, Gana, Costa do Marfim, Egito, Mali, Tunísia, camarões, Angola, Gabão, Nigeria, Suão, Guiné Equatorial, Argélia, Guiné, Burkina Fasso e Marrocos.

Qualquer confronto deverá ser bastante difícil, mas nenhuma dessas equipes é imbatível, principalmente pelo fato de contarmos com um jogo em casa. Se conseguirmos jogar contra Angola, Tunísia, Gabão, Sudão, Guiné Equatorial, Guiné e Burkina Fasso já estaremos no lucro.
Os 15 times ganhadores desses confrontos de ida e volta se juntarão à África do Sul como classificados para a Copa Africana de Nações 2013, competição que dá vaga para a Copa das Confederações no Brasil 2014.

sábado, 16 de junho de 2012

República Democrática do Congo 2 x 0 Togo


                                  
                                             Mamah Abdoul Gafar em disputa de bola

A situação não é boa para a seleção togolesa após o jogo contra a República Democrática do Congo realizado no dia 10/06/2012, em Kinshasa.
                                              
                                                                Escalação do jogo


A seleção congolesa abriu o placar aos 23 minutos do 1º tempo, com um gol de Mputu. Aos 40 minutos, houve um lance polêmico : uma falta na entrada da grande área, que gerou algumas dúvidas devido ao fato de possivelmente ter sido um pênalti não-marcado. Apesar de tudo, o jogador Mutamba foi expulso. As imagens abaixo são do lance :

A seleção da República Democrática do Congo não cedeu ao empate, mesmo com um jogador a menos. A seleção togolesa não soube aproveitar, e cometeu um pênalti no lance abaixo ilustrado. Mbokani converteu, aos 36 minutos do 2º tempo, jogando um balde de água fria na seleção de Togo.
                                                      

Com uma derrota e um empate nos dois primeiros jogos, a seleção togolesa está em situação difícil. Como o técnico Didier Six já declarou, se estivéssemos com Adebayor em campo, possivelmente estaríamos com 6 pontos. O jogador é de qualidade inegável, ainda mais quando comparado a seus companheiros de seleção.

A situação atual é a seguinte :



Líbia             4 pontos

Camarões    3 pontos

R.D. Congo  3 pontos

Togo             1 ponto



A sequência dos próximos jogos é Camarões fora, Camarões em casa, Líbia fora e R. D. do Congo em casa.

Espero que não cheguemos à última rodada sem chances de classificação, apesar que pela atual situação é o mais provável que aconteça.

Uma vitória sobre camarões não é impossível, e será de extrema importância para a manutenção do sonho de ir para o Brasil em 2014.

Como os próximos jogos das Eliminatórias serão disputados apenas em Março de 2013, resta-nos torcer para passarmos pelo Quênia, no jogo de volta das Eliminatórias Para a Copa Africana de Nações 2013. Lembrando que o jogo de ida, no Quênia, terminou em 2 x 1 para o time da casa.

Uma vitória por 1 x 0 classifica o time togolês. 2 x 1 leva para os pênaltis e 3 ou mais gols marcados, mas com apenas um de diferença, classificam o Quênia. Empate classifica o Quênia, assim como derrota togolesa.

Esse jogo é crucial, pois mantém o sonho de jogar a CAN 2013, e de possivelmente jogar a Copa das Confederações 2013.








quinta-feira, 7 de junho de 2012

Togo 1 x 1 Líbia : dado o 3º passo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014

                                         Time que empatou com a Líbia em 03/06/2012



Neste domingo 03/06/2012 a seleção togolesa jogou contra a Líbia, no Stade de Kégue em Lomé, em partida válida pela 1ª rodada da 2ª Fase das Eliminatórias da CAF para a Copa do Mundo de 2014.
Kalen Damessi abriu o placar para Togo aos 8 minutos de jogo, e o empate veio pouco depois, aos 15, com um gol de Zouay.


No outro jogo do grupo, Camarões recebeu a República Democrática do Congo (RDC) e fazia um jogo bastante equilibrado até os 8 minutos do 2º tempo, quando saiu o gol da seleção camaronesa. A partir de então, Camarões teve mais domínio da partida, melhorando os chutes, e a posse de bola. O placar final foi Camarões 1 x 0 RDC.
Esse resultado não foi bom para Togo, já que Camarões, mesmo sem Eto'o continua sendo a favorita para passar à próxima fase das eliminatórias. Com essa vitória, já deram seu primeiro passo, enquanto Togo teve um forte tropeço para uma seleção que almeja chegar a uma Copa do Mundo. Em uma competição com apenas 3 jogos com mando de campo, conseguir estas 3 vitórias é algo fundamental.
O horizonte que surge não é nada bom para a seleção togolesa, mas a classificação para a próxima fase ainda é bastante possível.
O próximo compromisso é no dia 09/06/2012 contra a República Democrática do Congo, em Kinshasa (fora de casa), e uma vitória é vital para que Togo consiga de fato brigar pela vaga.  Em caso de uma derrota em Kinshasa, e de uma não-improvável vitória de Camarões sobre a seleção da Líbia, a situação da seleção de Togo ficaria extremamente crítica : 5 pontos atrás de Camarões, com os dois próximos confrontos contra a própria.

          A escalação provavelmente deverá ser repetida pelo técnico Didier Six.

Após o jogo crucial em Kinshasa, a seleção togolesa encarará outra decisão, desta vez contra o Quênia, que vem de empate em casa por 0 x 0 contra o Malauí, no dia 15/06/2012, no Stade de Kégue em Lomé, no jogo de volta válido pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações 2013. A primeira partida, disputada em Nairóbi encerrou-se com vitória Queniana por 2 x 1.
Resultados que classificam a seleção togolesa :
-Vitória por 2 ou mais gols de diferença;
-Vitória por 1 x 0
Resultados que classificam a seleção queniana :
-Qualquer vitória
-Qualquer empate

Caso o jogo acabe 2 x 1 para Togo, a decisão será nos pênaltis.