sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por Quê Togo?

André Carlos Zorzi

Saudações CarlinhosBalísticas a todos os companheiros Togonautas!

Esse site é um espaço para o acompanhamento de notícias da gloriosa seleção de Togo.

“Mas por quê Togo?” alguns podem estar se perguntando.

Bem, minha paixão incondicional pela seleção de futebol de Togo é algo até um pouco sem explicação.

Mas tudo começa com um menino de 12 anos no ano de 2006,que nunca tinha sequer visto um jogo completo de futebol em toda sua vida ou sabia o que era uma regra de escanteio, impedimento, lateral etc. , até que um dia ele ganhou um álbum da copa do mundo da FIFA 2006, na Alemanha, e acabou simpatizando com a seleção de Togo. Não teve a oportunidade de assistir ao primeiro jogo contra a Coréia Do Sul, jogo no qual houve o único gol de Togo em copas até hoje, marcado pelo mito Mohammed Abdel Kader Koubadja, que bateu cruzado no canto direito do goleiro, fazendo um placar de 1 x 0 , até que Abalo foi expulso e Lee Chun Soo liderou a virada coreana sobre Togo. Tornara-se o primeiro jogo de Togo na história das copas, e era uma derrota.

Mesmo assim, o menino faltou na escola em uma Terça Feira para assistir ao jogo Togo x Suiça.

E o garoto torceu por Togo, mesmo sem compreender muito bem as regras do jogo e da copa, o menino percebeu nitidamente que Müller da seleção suíça fez uma falta duríssima em cima do camisa 4 de Togo, o glorioso Emmanuel Sheyi Adebayor (hoje em dia aposentado da seleção), falta essa dentro da área, o que renderia um pênalti aos 35 minutos de jogo que poderia levar Togo ao empate (àquela altura o jogo estava 1 x 0 para a Suiça), mas o Árbitro paraguaio federado pela FIFA Carlos Amarilla simplesmente não assinalou o Pênalti, mesmo que sem intenção o juiz acabou influenciando num resultado de Copa do Mundo.

No último jogo, para cumprir tabela de uma competição que envolveu polêmicas envolvendo dinheiro, brigas internas e o caso de arbitragem, Togo enfrentou a França naquele que , dependendo dos resultados da rodada poderia ser o jogo de despedida de um dos maiores jogadores da França, Zinedine Zidane. Domínio da França e poucas chances para togo. Placar final : França 2 x 0 Togo. Fim de copa, fim de sonho.

“Agora só em 2010” pensei.

Estava errado...

Passei algum tempo sem acompanhar muito as notícias de Togo...

Em algum momento de 2008, ao notar a ausência de Togo procurei me informar como aquela seleção que havia me encantado não estava na Copa Africana de Nações realizada em Gana.

Descobri que não havíamos passado pela fase eliminatória, e ainda mais :

No último jogo, uma derrota por 2 x 0 para a seleção de Mali, devido à falhas na segurança houveram incidentes houvendo torcedores revoltados com a desclassificação (Os dois haviam iniciado a última rodada com 9 pontos, sendo que Togo tinha uma vitória a mais) em casa.

E a Fifa havia punido a seleção de jogar no Estádio de Kégue em Lomé por tempo indeterminado.

A partir daí comecei a prestar mais atenção na seleção de Togo... e até no futebol em si .

Lembro-me do dia em que vi o grupo de Togo para a 2ª fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e Copa Africana de Nações do mesmo ano, que seria realizada em Angola, e o grupo continha Zâmbia, Eritréia e Suazilândia. Fiquei mais preocupado com a Zâmbia... além do mais, os primeiros melhores colocados de cada grupo se classificavam para a 3ª e última fase de eliminatórias, assim como os 8 melhores segundos colocados.

Logo, a Eritreia desistiu, deixando o grupo com apenas 3 participantes.

Primeiro jogo em Accra (Gana, mando de Togo) e vitória sobre a Zâmbia por 1 x 0 , com direito a gol de Katongo anulado no último minuto de jogo! (não me lembro se era Cristopher ou Félix Katongo...) no outro jogo derrota para a seleção Chipolopolo : Zâmbia 1 x 0 .

Togo também foi até Mbabane jogar contra a Suazilândia, e houve uma zebra: Suazilândia 2 x 1 Togo! Fiquei passado com uma derrota a um time tão sem expressão e com um estádio em tão más condições!

Restavam ainda 3 jogos no grupo para definir as posições finais...

Zâmbia ganhou da Suazilândia por 1 x 0 jogando em casa, e empatou por 0 x 0 fora, em Mbabane.

Restava um jogo, e o grupo estava assim:

Zâmbia, com 7 pontos

Suazilândia, com 4 pontos

Togo, com 3 pontos

Togo enfrentaria a Suazilândia dia 11 de Outubro de 2008 (creio que era um Sábado).

Fiquei ansioso pelo jogo...

Sai de casa para comemorar o aniversário de minha irmã em um restaurante japonês que havia acabado de inaugurar...

O Almoço inteiro pensei no jogo... caso empatasse ou perdesse o jogo, realizado em Accra, Togo estaria fora do Mundial e da Copa das Nações Africanas!

Chegando em casa, a primeira coisa que fiz foi ligar o monitor do Computador, que eu havia deixado aberto no “Live MatchCast” da FIFA, e tenho uma sensação de alívio e felicidade que classifico como a 2ª melhor sensação que já tive em toda minha vida...

O placar indicava 6 (isso mesmo, SEIS!) x 0 para a seleção de Togo!

Com 4 gols do Mito Adebayor, 1 de Adekamni Olufadé e 1 de Moustapha Salifou, Togo havia acabado de fazer o melhor resultado de sua história!

Empolguei-me!

Tempos depois, Togo caiu no Grupo A, o Grupo da Morte da última e decisiva fase de classificação!

Camarões, Marrocos e Gabão.

Camarões e Marrocos, pensava eu, por sua tradição eram os adversários mais difíceis, e Gabão seria apenas mais uma pedra no sapato...

Mas mesmo assim estava confiante!

O primeiro colocado iria para a Copa do Mundo FIFA 2010, e os 3 primeiros colocados classificariam-se para a Copa Africana de Nações.

Primeira rodada...

Estréia contra a toda poderosa Camarões!

GOL de Adebayor! E o placar persistiu até o fim...

Togo , com um gol de Adebayor que perdeu um pênalti no segundo tempo 1 x 0 Camarões.

No outro jogo, uma surpresa.

Em Casablanca Gabão venceu por 2 x 1 Marrocos fora de casa!

Na segunda rodada, Togo pegou a seleção de Gabão fora de casa.

Tomamos um sarrafo de 3 x 0!

Mas Camarões e Marrocos empataram por apenas 0 x 0.

Logo, com duas rodadas o grupo estava com Gabão em primeiro com 6 pontos, Togo em segundo com 3 pontos e com 1 ponto cada, Marrocos e Camarões.

Na terceira rodada, fui a um aniversário de um amigo meu, mas nem por isso deixei de dar uma olhadela no site da FIFA para ver a quantas andava o jogo...

Com Pênalti desperdiçado por Marrocos no primeiro tempo, Togo se segurou e o jogo terminou empatado por 0 x 0, deixando Togo com 4 pontos e Marrocos com 2.

Camarões x Togo foi adiado por algum tempo, devido ao falecimento do ditador Gabonês Omar Bongo, e o estado delicado do país.

Posteriormente, o jogo acabaria em um 2 x 0 para Camarões em plena Libreville.

No início do returno, o primeiro jogo de Togo pelas eliminatórias que eu assisti por completo. Encontrei um site árabe transmitindo o jogo na internet e o assisti.

Logo ao inicio, com menos de 5 minutos de jogo, Salifou abre o placar, no que era a volta ao Estádio de Kégue em Lomé, após tanto tempo de punição jogando em Accra!

O placar de 1 x 0 persistiu, até os 48 minutos do segundo tempo, quando o jogador marroquino estufou as redes...

1 x 1... e o chão desabava sob meus pés...

Não conseguia acreditar que Togo havia cedido o empate no ÚLTIMO minuto!

Agora ao invés de irmos a 7 pontos e ultrapassarmos Gabão e assumirmos a liderança, mesmo que provisória, tínhamos apenas 5 pontos em 4 partidas...

Após a 4ª rodada, com uma vitória Camaronesa novamente sobre Gabão por 2 x 1 em Yaoundé, a tabela estava assim:

Camarões , com 7 pontos

Gabão, com 6 pontos

Togo, com 5 pontos

Marrocos, com 3 pontos

5ª rodada e Togo enfrentaria a tão temida seleção de Camarões, (http://twitter.com/TogoNautas/status/4761720872) com ótima chance de dar um passo rumo à África do Sul...

Em outro jogo que eu tive a oportunidade de assistir, Togo não jogou bem...

Narrei o jogo no twitter @NarracoesDed (Atual @TogoNautas) . Camarões jogava melhor e abriu o placar.

O que se via em campo era um time apático...

Logo, um jogador camaronês adentrou a área Togolesa e o goleiro kodjovi Dodji Obilalé cometeu a penalidade máxima, ficando no chão por alguns instantes. (http://twitter.com/TogoNautas/status/4761676289 ). o penalti é cobrado, o goleiro defende, no rebote outro chute, ele defende novamente, mas no outro rebote não há como evitar: Camarões 1 x 0.

Mas eu ainda acreditava.

Porém, Togo não melhorava em campo, logo Camarões abriu outro gol e fechou com 3 x 0.

Rigobert Song ainda perdeu um gol INCRÍVEL sem goleiro, na cara do gol após cruzamento da direita, o que deixaria o placar mais elástico ainda...

Com a derrota, togo não poderia mais ir à Copa do Mundo.

Gabão havia derrotado Marrocos por 3 x 1 jogando em casa.

Faltava apenas uma rodada para o final...

E assim estávamos:

Camarões : 10 pontos

Gabão: 9 pontos

Togo: 5 pontos

Marrocos: pontos

Caso Marrocos ganhasse de Camarões jogando em casa, e a sensação Gabão ganhasse de Togo em Lomé, togo ficaria na lanterna e não se classificaria sequer para a Copa Africana de Nações em Angola 2010!

Mas na última rodada Togo venceu Gabão por 1 x 0 , e Marrocos perdeu por 2 x 0 jogando em casa.

A classificação final ficou com Camarões indo para a Copa do Mundo, Gabão e Togo indo para a Copa das Nações Africanas junto com Camarões e Marrocos na lanterna.

Camarões com 13 pontos

Gabão com 9 pontos

Togo com 8 pontos

Marrocos com 3 pontos

Assim, o sonho da Copa do Mundo estava adiado para 2014, no Brasil, mas em Janeiro haveria a Copa Africana de Nações! Uma ótima oportunidade para mostrar serviço e a qualidade que os jogadores togoleses tanto tem!

No sorteio dos grupos da Copa Africana de Nações, a famosa CAN 2010, Togo caiu novamente no grupo da morte!

Togo, Costa do Marfim, Gana e Burkina Faso...

Costa do Marfim e Gana haviam confirmado suas participações na Copa do Mundo em 2010 na 4ª rodada da 3ª fase das eliminatórias, enquanto Burkina Faso tinha ido bem na 2ª fase, empatando em pontos com a Tunísia e dado trabalho para Costa do Marfim na 3ª fase.

Costa do Marfim tinha grandes jogadores como Kalou, Dindane, Gervinho, Touré e o super astro Drogba.

Gana tinha um bom elenco, com jogadores famosos como Stephen Appiah e Sulley Muntari, além do astro Essien, jgoador do Chelsea.

Burkina Faso era a seleção defendida pelo atacante Dagano, artilheiro das eliminatórias com 12 gols em 12 jogos.

Cada seleção do grupo contava com um atacante entre os 10 que mais marcaram nas eliminatórias :

Dagano, da Burkina Faso, com 12 gols

Drogba da Costa do Marfim, com 6 gols

Amoah, de Gana, com 5 gols

Adebayor, de Togo com 5 gols.

O Grupo B iria disputar todas as partidas no estádio de Chiazi, em Cabinda, Angola, nos dias 11, 15 e 19 de janeiro (com exceção do jogo Gana x Burkina Faso que seria no estádio 11 de Novembro em Luanda, devido a realização das duas partidas no mesmo horário).

Porém, dia 8 de Janeiro, estava na sala com meu irmão, quando meu avô me liga e me fala que o ônibus da seleção de TOGO havia sido METRALHADO.

Faltavam apenas 3 dias.

Eu fazia a contagem regressiva desde a classificação.

Quando faltavam 30 dias eu já havia colocado no meu Nick de MSN.

Mas faltavam apenas 3 dias.

3 dias para que eu pudesse assistir o jogo entre Togo x Gana pela ESPN.

3 dias para que eu realizasse um sonho: Assistir um jogo de Togo em boa qualidade, por um bom campeonato, trajando a camisa de Togo e estava muito ansioso por isso.

Só conseguia pensar nisso.

Senti como tanta comemoração havia se tornado em tanta tristeza e melancolia.

Haviamos nos classificado para a CAN 2010!

Mas não disputaríamos...

Akakpo e Obilalé estavam entre os baleados...

Entre mortos e feridos, consegui o que queria, mas não da forma que eu queria.

A seleção de Togo estava sendo noticiada em todos os canais.

Desde a Globo, passando por Band, Record, Espn, Sport.

Desde os canais árabes até a BBC.

Os veículos de internet, Terra, Uol, Globoesporte.

Tudo falava sobre Togo, com uma grande ênfase.

Mas Togo não havia ido para as finais, não havia ganho um jogo de Copa do Mundo.

Nada disso tinha acontecido, Togo tinha sido apenas metralhado.

A seleção havia ido treinar na República Democrática do Congo, e na volta fora metralhada.

A FIFA e a CAF alegaram que a seleção só deveria locomover-se por meio aéreo, e treinar na “Vila Olímpica” montada pela organização do evento, para que houvesse segurança. Como Togo voltou para Togo, desistiu do torneio, posteriormente decidindo participar novamente e depois desistindo de vez, com algo considerado “intervenção do governo”, a seleção de Togo havia sido banida das competições internacionais por 4 anos.

A notícia caíra como uma bomba para mim:

“PORQUE JUSTO COM TOGO?”

E aquele menino feliz, que planejava viajar para Angola para assistir os jogos de seu time de coração havia tomado uma grande virada nos acontecimentos.

Fui do céu ao inferno em poucos momentos.

Paciência...

Após isso tudo...

A seleção de Togo voltou a jogar contra o Gabão, e foi derrotada por 3 x 0 em um amistoso realizado na Córsega.

Adebayor declarou-se traumatizado com o que aconteceu em Angola e aposentou-se da seleção.

E a única boa notícia... a FIFA revogou a punição, e Togo poderá participar das competições, sendo incluída no Grupo 11, juntamente com Tunísia, Chade, Malawi e Botswana.

Agora , dia Primeiro de Julho de 2010, Togo joga contra a seleção do Chade, fora de casa, provavelmente em N’Djamena rumo à uma vaga entre os 2 primeiros colocados de seu grupo, o que lhe deixa prosseguir à CAN 2012 que será realizada em Gabão e Guiné Equatorial. 8 dias depois togo joga em casa contra Botswana. Depois, tem um jogo marcado apenas para o dia 11 de Agosto, um amistoso contra o Egito.

Em um grupo com Chade, Botswana e Malawi, Alguns pensam que dá para passar fácil , pelo menos como 2º colocado.

Mas a história e nossa trajetória mostram que a vida não é tão fácil para os togoleses.

Mas sou Togo, e Togo uma vez, para sempre Togo serei.

Já troquei de cidade, já troquei de escola, mas jamais trocarei de seleção.

Acima de qualquer outra, acima até mesmo do que Brasil está Togo.

Palavras de um fanático!

Nenhum comentário:

Postar um comentário