segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CAN 2013 - Togo 0 x 1 Burkina Faso


Equipe togolesa que entrou em campo contra a Burkina
E após uma digníssima campanha, a seleção togolesa foi eliminada nas quartas de final da CAN.

Em um jogo equilibrado, mas com poucas boas chances para ambos, Burkina Faso conseguiu o gol salvador aos 15 minutos de prorrogação.

 Um triste fim para uma bela campanha. Com sofrimento desde o início, quando iniciou sua caminhada nas Eliminatórias perdendo para o Quênia em Nairóbi, e tendo quer reverter o placar em Lomé, passando pelo preciosíssimo  empate com o Gabão em Libreville, com a seguinte vitória por 2 x 1 jogando em casa, que sacramentou a ida para a África do Sul.

Após um desempenho de razoável para bom em amistosos, vencendo o Marrocos e o Omã, além do time B do Niger, e perdendo também para o Niger, começava oficialmente a caminhada da equipe na Copa Africana de Nações. Em um grupo difícil, considerado por muitos o “Grupo da Morte”, Togo jogou de igual para igual contra a favorita Costa do Marfim, e perdeu apenas com um gol no fim do jogo. Contra a Argélia, mais dificuldades, muita pressão, mas com muita organização e dedicação, veio a vitória por 2 x 0, que fazia com que os togoleses dependessem apenas de um empate para avançar de fase, o que veio a acontecer no sofrido e emocionante jogo contra a Tunísia.

Eis que chegou o momento de disputar pela primeira vez na história um jogo de quarta de final, e Togo não saiu-se mal. Adebayor conseguiu boas chances no jogo, inclusive uma de cabeça que acabou sendo tirada em cima da linha, e um chute após boa chegada à frente do goleiro que foi defendido. Perto do fim do período regulamentar, o juiz ainda deixou de marcar um pênalti contra Togo, beneficiando os togoleses. Mas em uma jogada após cruzamento pela direita, veio o cabeceio que colocou Burkina Faso à frente do placar. Ainda restavam 15 minutos (mais 3 de acréscimos) para Togo tentar reverter a situação, o que infelizmente não aconteceu.

 
                   Momento do gol burkinense
Togo volta para casa com a sensação de dever cumprido, já que era uma seleção apontada por muitos para ser a lanterna do grupo, e superando uma série de adversidades, dificuldades e com muita dedicação e força de vontade, chegou aonde nenhuma seleção anterior do país jamais havia chegado.

Que sejam indícios de tempos melhores, principalmente para as Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, na qual Togo é lanterna do grupo na 2ª fase da qualificação, 3 pontos atrás da líder Líbia e 2 pontos atrás de RD do Congo  e Camarões. O próximo compromisso é no dia 22 de Março, contra Camarões, fora de casa, e uma vitória é vital para que o sonho continue vivo.

Mesmo com tanta desorganização na preparação para a competição, e com tantos problemas, parabéns aos atletas, comissão técnica, e torcedores, que após 3 anos do fatídico acidente em Cabinda alegraram a população de todo o país.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CAN 2013 - Togo 1 x 1 Tunísia


ENFIM, CLASSIFICADOS!

O atacante Emmanuel Adebayor, vital para a classificação, disputa a bola com tunisiano
No último dia 30/01, a seleção togolesa disputou um dos jogos mais emocionantes de sua história. Em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Africana de Nações 2013, a matemática era simples para a seleção togolesa: vitória ou empate contra a Tunísia dava a tão sonhada classificação para as quartas de final do torneio, já uma derrota significava voltar para casa mais cedo.

Aos 13 minutos de jogo, após belíssimo passe de Adebayor, Sergé Gakpé chutou e marcou o tão esperado gol togolês. Porém, a alegria não durou muito, e aos 30 Mouelhi empatou para o time tunisiano. Togo aproveitava-se do regulamento, mas ambas as equipes ainda continuavam em busca do gol, que não saiu até o fim da partida. 
Próximo aos 30 minutos do 2º tempo, Daré Nibombé cometeu pênalti, desperdiçado pelo jogador tunisiano. A arbitragem foi bastante confusa, e ao menos 5 lances polêmicos envolvendo possíveis pênaltis ocorreram, para os dois lados, mas fora o tunisiano, nenhum outro foi assinalado.

Gol de Serge Gakpé

Bolas na trave ainda agitaram o jogo, fora toda a emoção. O grande nome do lado togolês foi o goleiro Kossi Agassa, dúvida até pouco antes da divulgação da lista oficial de jogadores.

Agora Togo enfrenta a seleção da Burkina Fasso, no domingo dia 03/02/2013, às 16:30 (horário de Brasília), e pode chegar pela primeira vez em sua história a uma semi final de competição importante.

RUMO AO BRASIL 2013! ESTAMOS CADA VEZ MAIS PERTO!