sexta-feira, 29 de novembro de 2013

3º Lugar da WAFU Cup 2013

A Seleção Togolesa de Futebol  conquistou a 3ª colocação na WAFU Cup deste ano.
A competição se iniciou para Togo justamente com o confronto que seria decisivo para decidir qual equipe do grupo B disputaria a final. Derrotados, os togoleses ainda golearam a Libéria e venceram o Niger, dois bons resultados, mas que deram ao Togo apenas a chance de disputar a medalha de bronze, o que fizeram com sucesso.

O título ficou com o time de Gana, país que hospedou a competição. O atacante togolês do AS Douanes, Saibou Badarou foi o artilheiro da competição marcando 4 gols em 4 jogos disputados.

Confira todos os resultados do torneio:

Grupo A:

Gana 4 x 1 Serra Leoa
Benin 2 x 2 Burkina Faso

Burkina Faso 1 x 0 Serra Leoa
Benin 1 x 0 Gana

Gana 2 x 1 Burkina Faso
Benin 2 x 2 Serra Leoa

6 Pontos – Gana
5 Pontos – Benin
4 Pontos – Burkina Faso
1 Ponto  – Serra Leoa

Grupo B:

Senegal 3 x 1 Togo (Gol de Saibou Badarou)
Libéria 1 x 1 Niger

Togo 4 x 0 Libéria (Gols de Saibou Badarou, Gazozo Kokouvi, Kondo Arimiyaou e Mani Sapol)
Senegal 2 x 0 Niger

Togo 3 x 1 Niger (Gols de Saibou Badarou e Mani Sapol (2x)
Senegal 2 x 0 Liberia

9 Pontos – Senegal
6 Pontos – Togo
1 Ponto  – Niger (-4)
1 Ponto  - Libéria (-6)

Gana 3 x 1 Senegal – Final
Togo 2 x 1 Benin – Disputa de 3º lugar





quinta-feira, 21 de novembro de 2013

WAFU Cup 2013

No próximo dia 22/11/2013 Togo estreará na WAFU Cup (West African Football Union), a competição dos países da federação do Oeste africano.

Enquanto na última edição, na qual Togo sagrou-se campeão numa final contra a Nigeria, havia um limite de idade para os jogadores, desta vez serão inscritos apenas atletas que atuem nas ligas de seus próprios países. Os jogos serão disputados no Estádio Baba Yara e Paa Joe, ambos na cidade de Accra, Gana.

A seleção togolesa está presente no grupo B, ao lado de Libéria, Niger e Senegal. No outro grupo, jogam Gana, Benin, Burkina Faso e Serra Leoa.

Tabela completa de jogos da seleção togolesa:

22/11 – Togo x Niger
24/11 – Togo x Libéria
26/11 – Togo x Senegal
28/11 – Disputa da Final / Disputa do 3º lugar (Caso passe de fase)

Lista de convocados pelo técnico Thanile Tchakala, que terá Adekamni Olufadé como um de seus auxiliares técnicos.

Goleiros:

Falabia Hezouwe – Foadan
 Djehani N’Guissan – Dyto

Defesa:

 Donou Kokou - Maranatha
Ayara Samudini - Dyto
Dadzie Kodjovi – Gomido
Nouwoklo Martin – Maranatha
Vivo Kossi – Maranatha
Camara Cheick – Anges FC

Meio de Campo:

Mani Sapol – Libre
Aboubacar Rachidou – Anges FC
Yorou Nafiou – Etoile Filante de Lomé
Ali Baba – AS Douanes
Nouhom Moutawakilou – Etoile Filante de Lomé
Gazozo-Kpadé Kokouvi – Agaza

Ataque:

Nassam Allassane – Foadan
Kondo Arimiyaou – AS Douanes
Saibou Badarou – AS Douanes
Koulon Maklibe - Dyto



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Togo 2 x 1 República Democrática do Congo - Eliminatórias Copa do Mundo 2014

No último domingo, dia 8 de setembro, a seleção togolesa encerrou sua participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 vencendo a República Democrática do Congo pelo placar de 2 x 1, em jogo no qual ambas as equipes entraram em campo já eliminadas.

Togo entrou em campo com a seguinte equipe titular:
Tchagouni, Womé, Akakpó, Mamah Gafar, Bossou, Amewou, Atakora, Ouro-Akoriko, Dakonam, Koné (Aloenouvo) e Gakpé (Farid Zato)

Após adentrar a área pelo lado esquerdo do campo e receber a bola com velocidade, Lalawelé Atakora mandou um forte chute indefensável para o goleiro, e abriu o placar no Stade de Kégue aos 34 minutos do primeiro tempo. O empate veio após cobrança de falta pela direita, a alguns metros da grande área, com um cabeceio de Ebunga, quando o cronômetro já marcava tardios 36 minutos do segundo tempo.

O golpe fatal veio nos acréscimos, já aos 47, após um forte chute de fora da área que explodiu na trave. A bola voltou aos pés da seleção togolesa, e o jogador cruzou a bola para a área. Backer Aloenouvo, que havia  entrado em campo havia menos de 15 minutos, chutou de voleio, e a bola ainda quicou na grama antes de entrar do lado esquerdo do goleiro Mandanda.

Se a classificação passou longe de terras togolesas, ao menos essas eliminatórias serviram para mostrar que Togo pode voltar a ser uma equipe difícil de ser batida jogando em casa. O empate com a Líbia por 1 x 1, e as vitórias por 2 x 0 e 2 x 1 sobre Camarões e a R.D. Congo, respectivamente, podem deixar o torcedor esperançoso por uma vaga na CAN 2015, e quem sabe, pensando mais à frente, para a Copa do Mundo na Rússia em 2018.

Há de se ressaltar o amadorismo em convocar um jogador que estava em condição irregular, o que custou os pontos conquistados na partida contra Camarões, onde foi computado um 0 x 3.


Quem sabe com a evolução de Atakora cheguemos futuramente a dias melhores para a seleção nacional.

domingo, 25 de agosto de 2013

Escalação para despedida das Eliminatórias 2014

No dia 8 de Setembro a seleção togolesa encerrará sua participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014, na qual não tem mais chances de passar de fase. Para o amistoso de luxo, o técnico Didier Six convocou os seguintes jogadores:

Goleiros:

Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)
Djehani – Dyto (TOG)

Defesa:

Mamah Gafar – Dacia FC (MOL)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)
Daré Nibombé – RBDB (BEL)
Sergé Akakpó – Zilina (SVK)
Vincent Bossou – Saigon FC (VIE)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Emmanuel Mathias – Mamelodi Sundowns (RSA)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)

Meio de Campo:

Kodjo Ametepé – Maranatha (TOG)
Moustapha Salifou – Sem Clube
Dové Womé – Mamelodi Sundowns (RSA)
Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Farid Zato - Ungmennafélagiõ Vikingur (ICE)
Mani Sapol – CA Batna (ALG)
Lalawelé Atakora – AIK (SWE)
Sergé Gakpé – Nantes (FRA)

Ataque:

Claude Koutob – Anges de Notsè (TOG)
Jonathan Ayité – Brest (FRA)
Backer Aloenouvo – Stade Gabèsien (TUN)
Francis Koné – Olhanense (POR)
Fessou Placca – Agaza (TOG)
Kalen Damessi – Lille (FRA)

Após a derrota para a Líbia, Togo já não possuía mais chances de classificação. A situação ficou ainda mais grave após uma punição sofrida pela federação, quando o jogador Alaixys Romao recebeu dois cartões amarelos em dois jogos diferentes e não cumpriu a suspensão automática, entrando em campo na vitória por 2 x 0 sobre Camarões. Desta maneira, a partida foi anulada, e foi considerado o resultado de 3 x 0 para Camarões para termos de pontuação. Além disso, a FTF foi multada no valor de 6 mil francos suíços.

Dessa maneira, Togo possui apenas 1 ponto na classificação, e não consegue mais sequer sair da lanterna do grupo.

Triste fim para a seleção togolesa nessa jornada de classificação para a Copa do Mundo.  Agora é esperar as Eliminatórias para a CAN 2015 e na Copa do Mundo de 2018.

domingo, 9 de junho de 2013

Togo 2 x 0 Camarões - Eliminatórias Copa do Mundo 2014

Torcida faz a festa no Stade de Kégue


Com um gol maravilhosamente bonito marcado por Lalawelé Atakora, a seleção togolesa conquistou sua 1ª vitória na fase de grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014, vencendo o Camarões por 2 x 0.

Mesmo tomando pressão da seleção camaronesa na maior parte do jogo, Togo conseguiu evitar com que conseguissem finalizar, e foi eficiente nas chances que teve. O modo como o jogo foi ganho lembrou ligeiramente o jogo contra a Argélia na CAN deste ano, com Togo caprichando em lances displicentes e chutões, além de um truncamento no meio de campo.
Durante os 30 primeiros minutos, as melhores oportunidades das duas equipes limitavam-se a chegadas na área adversária, e chutes fracos que esbarravam na defesa ou cruzamentos para lugar nenhum impediam que surgissem legítimas e decentes finalizações. Uma falta frontal marcada próxima à área camaronesa foi cobrada por Komlan Amewou, que abriu o placar aos 31, em cobrança baixa que o goleiro não conseguiu defender. A cautela togolesa aumentou após a vantagem adquirida, e no último minuto do 1º tempo, um zagueiro togolês conseguiu tirar a bola em cima da linha, após chute camaronês quando o goleiro Tchagouni já estava fora do lance.

Aos 22 minutos da etapa complementar, o técnico Didier Six fez a mudança mais importante e significativa para o jogo: retirou Serge Gakpé para colocar Atakora em campo. Menos de 3 minutos depois, aos 24, o jogador recebeu a bola na região central, perto da entrada da área, e mesmo cercado por 5 jogadores camaroneses, conseguiu driblá-los e passar por todos, e concluir para um magnífico gol, certamente um dos mais bonitos destas Eliminatórias africanas.

Com 2 x 0 no placar, Togo aproveitou-se do nervosismo e desespero crescente camaronês, e manteve o placar.

Agora, o sonho de ir para a 3ª fase parece mais possível, apesar de ainda bastante difícil. Com 4 pontos, a seleção togolesa ainda é a lanterna, atrás de Líbia e Camarões com 6, e República Democrática do Congo com 5.

O ideal para a próxima rodada seriam os seguintes resultados:
Obviamente, uma vitória togolesa. O empate já não é mais um bom resultado, visto que restam somente 2 partidas até o fim, e mesmo enfrentando um jejum de 6 anos sem vitórias fora de casa por jogos oficiais (Serra Leoa 0 x 1 Togo, válido pelas Eliminatórias para a CAN 2008 em Junho de 2007), apenas a vitória interessa diante da Líbia.

No outro jogo, a República Democrática do Congo precisa vencer Camarões, ou empatar para ajudar Togo. Caso ocorresse um empate (e claro, contando sempre com a vitória togolesa), a classificação para a última rodada teria Togo na 1ª colocação, seguido por Líbia e Camarões, com a RDC correndo por fora. Dessa forma, Togo dependeria apenas de si para se classificar, e caso tropeçasse e empatasse em casa contra a RDC, ainda poderia contar com um empate entre Líbia e Camarões para se classificar. Já em caso de vitória da RDC sobre Camarões, chegaríamos à última rodada atrás dos congoleses, mas dependendo apenas de uma vitória simples na última rodada para a classificação.

Em resumo: Em caso de vitória togolesa, as chances continuam sendo razoáveis de classificação, mas é vital que Camarões NÃO vença o próximo jogo, do contrário, um empate dos camaroneses na última rodada já nos eliminaria.

A situação ainda é difícil, mas não impossível! Enquanto houverem chances, é necessário acreditar. 


Lance do gol

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Togo 1 x 0 Guiné Equatorial - Amistoso

Em jogo atrasado algumas horas por problemas decorrentes de chuvas, a seleção togolesa venceu a Guiné Equatorial pelo placar de 1 x 0, com gol de Moustapha Salifou aos 27 do segundo tempo.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Amistoso marcado: Guiné Equatorial x Togo

A Federação Togolesa De Futebol marcou um amistoso para o dia 4 de junho. O jogo será disputado em Malabo, na Guiné Equatorial, contra a seleção da casa.

domingo, 26 de maio de 2013

Escalação para a 4ª e 5ª rodadas das Eliminatórias para Copa do Mundo 2014

Jogadores convocados para as partidas contra o Camarões em Lomé em 09/06, e Líbia em Benina no dia 14/06.

Goleiros:

Kossi Agassa – Reims (FRA)
Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)

Defesa:

Daré Nibombé – RBDB (BEL)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Mamah Gaffar – Dacia FC (ROU)
Serge Akakpó – Zilina (SVK)
Vincent Bossou – Saigon (VIE)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)

Meio-De-Campo:

Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Moustapha Salifou – Sem Clube
Dové Womé – Free State Stars (RSA)
Kodjo Ametepe – Mounana (GAB)
Mani Sapol – Batna (ALG)
Floyd Ayité – Reims (FRA)
Alaixys Romao – Olympique Marseille (FRA)
Lalawelé Atakora – AIK (SWE)

Ataque:

Emmanuel Adebayor – Tottenham (ENG)
Serge Gakpé – Nantes (FRA)
Kalen Damessi – Lille (FRA)
Fessou Placca – Agaza)
Jonathan Ayité – Brest (FRA)

Vale lembrar que o técnico Didier Six vem reclamando da falta de alguns pagamentos, e ameaça deixar o cargo da seleção nacional caso não sejam efetivados em breve.
A seleção togolesa precisa vitalmente de duas vitórias para continuar sonhando em passar de fase, e consequentemente, participar da Copa do Mundo de 2014.
O futuro próximo não parece nada bom para a seleção togolesa.
TESTE TESTE

Jogadores convocados para as partidas contra o Camarões em Lomé em 09/06, e Líbia em Benina no dia 14/06.

Goleiros:

Kossi Agassa – Reims (FRA)
Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)

Defesa:

Daré Nibombé – RBDB (BEL)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Mamah Gaffar – Dacia FC (ROU)
Serge Akakpó – Zilina (SVK)
Vincent Bossou – Saigon (VIE)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)

Meio-De-Campo:

Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Moustapha Salifou – Sem Clube
Dové Womé – Free State Stars (RSA)
Kodjo Ametepe – Mounana (GAB)
Mani Sapol – Batna (ALG)
Floyd Ayité – Reims (FRA)
Alaixys Romao – Olympique Marseille (FRA)
Lalawelé Atakora – AIK (SWE)

Ataque:

Emmanuel Adebayor – Tottenham (ENG)
Serge Gakpé – Nantes (FRA)
Kalen Damessi – Lille (FRA)
Fessou Placca – Agaza)
Jonathan Ayité – Brest (FRA)

Vale lembrar que o técnico Didier Six vem reclamando da falta de alguns pagamentos, e ameaça deixar o cargo da seleção nacional caso não sejam efetivados em breve.
A seleção togolesa precisa vitalmente de duas vitórias para continuar sonhando em passar de fase, e consequentemente, participar da Copa do Mundo de 2014.

O futuro próximo não parece nada bom para a seleção togolesa.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Camarões 2 x 1 Togo - Eliminatórias Copa do Mundo 2014

De pé: Romao, Bossou, Tchagouni, Ouro-Akoriko, Placca
Agachados: Gakpé, Dakonam, Amewou, Gafar, Womé, Akakpó 
Capitão Eto'o retorna aos campos em jogos de seleção




A seleção togolesa de futebol perdeu para o Camarões neste sábado, em Iaundé, sem os astros Adebayor e Agassa,em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 pelo placar de 2 x 1.
Após uma pressão ofensiva inicial por parte do time de Camarões,  Togo, que viajou com uma proposta bastante defensiva, começou a se entusiasmar mais com o jogo, e chegava mais vezes ao ataque do que a seleção de Camarões durante o primeiro tempo. Aos 41 minutos de jogo,  após boa jogada do camisa 10 Achile Emana, Vincent Bossou cometeu falta dentro da área togolesa, originando um pênalti para Camarões. Samuel Eto’o converteu a cobrança, voltando em grande estilo à seleção de seu país, após longo período ausente.
A seleção togolesa continuou pressionando, e após boa jogada de Dakonam, que partiu pela lateral esquerda do campo e cruzou rasteiro para Dove Womé estufar as redes e empatar a partida no último lance do 1º tempo, aos 47.
Quando todos os togoleses tinham a esperança de que um gol salvador viria para consagrar uma grande reviravolta em termos de classificação, Camarões voltou melhor à etapa complementar do jogo. O teto desmoronou para a seleção togolesa aos 36 minutos do, quando Samuel Eto’o acertou belo chute de fora da área e definiu o placar.
No outro jogo do grupo, a República Democrática do Congo recebeu a Líbia em Kinshasa, em jogo acabado em 0 x 0.
Dessa forma, Togo precisa inevitavelmente de uma vitória no próximo jogo, que será disputado na 2ª semana de Junho, contra o próprio Camarões, em Lomé.


     Torcida camaronesa lotou o estádio


A classificação atual é a seguinte:
6 Camarões
5 Líbia
4 República Democrática do Congo
1 Togo

Caso a seleção togolesa vença seu próximo jogo, e a partida entre Líbia e RDC termine empatado, acabaria voltando à briga pela vaga, que parece distante no momento.

Enquanto houverem chances, mesmo que pequenas, o TogoNautas continuará acreditando na campanha Togo Rumo ao Brasil 2014. Sempre seremos Togo!

sábado, 16 de março de 2013

Escalação para Camarões x Togo - 3ª Rodada Eliminatórias 2014


Foi divulgada a escalação da seleção togolesa, feita pelo técnico Didier Six para o jogo contra o Camarões, em Iaundé, que será disputado no dia 23/03/2013:

Goleiros:

Kossi Agassa – Reims (FRA)
Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)

Defesa:
Daré Nibombé – Royal BDB (BEL)
Abdoul Mamah Gafar – Dacia FC (MOL)
Vincent Bossou – Saigon FC (VIE)
Sergé Akakpó – Zilina FC (SVK)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)

Meio-Campo:
Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Alaixys Romao – Olympique de Marseille (FRA)
Kodjo Ametepe – Mounama (GAB)
Moustapha Salifou
Mani Sapol – CA Batna (ALG)
Dove Womé – Free State Stars (RSA)
Floyd Ayité – Reims (FRA)

Ataque:
Jonathan Ayité – Brest (FRA)
Mème Placca – Agaza (TOG)
Kalen Damessi – Lille (FRA)
Lalawelé Atakora – AIK (SWE)
Emmanuel Adebayor – Tottenham (ENG)

Togo vem em um grandiosíssimo momento, após participar de sua melhor Copa Africana de Nações da história, e Camarões abalado por uma série de crises e péssimos resultados, inclusive o único jogo disputado pela seleção no ano, uma derrota por 1  x 0 para a Tanzânia. Uma vitória agora é de crucial importância para que Togo mantenha vivo o sonho de se classificar para a Copa do Mundo de 2014, já que a líder Líbia ainda possui 4 pontos, enquanto Camarões e RDC vêm logo atrás com 3, e nós apenas com 1.
Uma vitória togolesa e um possível empate no outro jogo embolaria ainda mais a classificação.
É o momento para jogarmos da mesma forma que jogamos a Copa Africana de Nações, e chegarmos à tão sonhada última fase de classificação para a Copa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CAN 2013 - Togo 0 x 1 Burkina Faso


Equipe togolesa que entrou em campo contra a Burkina
E após uma digníssima campanha, a seleção togolesa foi eliminada nas quartas de final da CAN.

Em um jogo equilibrado, mas com poucas boas chances para ambos, Burkina Faso conseguiu o gol salvador aos 15 minutos de prorrogação.

 Um triste fim para uma bela campanha. Com sofrimento desde o início, quando iniciou sua caminhada nas Eliminatórias perdendo para o Quênia em Nairóbi, e tendo quer reverter o placar em Lomé, passando pelo preciosíssimo  empate com o Gabão em Libreville, com a seguinte vitória por 2 x 1 jogando em casa, que sacramentou a ida para a África do Sul.

Após um desempenho de razoável para bom em amistosos, vencendo o Marrocos e o Omã, além do time B do Niger, e perdendo também para o Niger, começava oficialmente a caminhada da equipe na Copa Africana de Nações. Em um grupo difícil, considerado por muitos o “Grupo da Morte”, Togo jogou de igual para igual contra a favorita Costa do Marfim, e perdeu apenas com um gol no fim do jogo. Contra a Argélia, mais dificuldades, muita pressão, mas com muita organização e dedicação, veio a vitória por 2 x 0, que fazia com que os togoleses dependessem apenas de um empate para avançar de fase, o que veio a acontecer no sofrido e emocionante jogo contra a Tunísia.

Eis que chegou o momento de disputar pela primeira vez na história um jogo de quarta de final, e Togo não saiu-se mal. Adebayor conseguiu boas chances no jogo, inclusive uma de cabeça que acabou sendo tirada em cima da linha, e um chute após boa chegada à frente do goleiro que foi defendido. Perto do fim do período regulamentar, o juiz ainda deixou de marcar um pênalti contra Togo, beneficiando os togoleses. Mas em uma jogada após cruzamento pela direita, veio o cabeceio que colocou Burkina Faso à frente do placar. Ainda restavam 15 minutos (mais 3 de acréscimos) para Togo tentar reverter a situação, o que infelizmente não aconteceu.

 
                   Momento do gol burkinense
Togo volta para casa com a sensação de dever cumprido, já que era uma seleção apontada por muitos para ser a lanterna do grupo, e superando uma série de adversidades, dificuldades e com muita dedicação e força de vontade, chegou aonde nenhuma seleção anterior do país jamais havia chegado.

Que sejam indícios de tempos melhores, principalmente para as Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, na qual Togo é lanterna do grupo na 2ª fase da qualificação, 3 pontos atrás da líder Líbia e 2 pontos atrás de RD do Congo  e Camarões. O próximo compromisso é no dia 22 de Março, contra Camarões, fora de casa, e uma vitória é vital para que o sonho continue vivo.

Mesmo com tanta desorganização na preparação para a competição, e com tantos problemas, parabéns aos atletas, comissão técnica, e torcedores, que após 3 anos do fatídico acidente em Cabinda alegraram a população de todo o país.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CAN 2013 - Togo 1 x 1 Tunísia


ENFIM, CLASSIFICADOS!

O atacante Emmanuel Adebayor, vital para a classificação, disputa a bola com tunisiano
No último dia 30/01, a seleção togolesa disputou um dos jogos mais emocionantes de sua história. Em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Africana de Nações 2013, a matemática era simples para a seleção togolesa: vitória ou empate contra a Tunísia dava a tão sonhada classificação para as quartas de final do torneio, já uma derrota significava voltar para casa mais cedo.

Aos 13 minutos de jogo, após belíssimo passe de Adebayor, Sergé Gakpé chutou e marcou o tão esperado gol togolês. Porém, a alegria não durou muito, e aos 30 Mouelhi empatou para o time tunisiano. Togo aproveitava-se do regulamento, mas ambas as equipes ainda continuavam em busca do gol, que não saiu até o fim da partida. 
Próximo aos 30 minutos do 2º tempo, Daré Nibombé cometeu pênalti, desperdiçado pelo jogador tunisiano. A arbitragem foi bastante confusa, e ao menos 5 lances polêmicos envolvendo possíveis pênaltis ocorreram, para os dois lados, mas fora o tunisiano, nenhum outro foi assinalado.

Gol de Serge Gakpé

Bolas na trave ainda agitaram o jogo, fora toda a emoção. O grande nome do lado togolês foi o goleiro Kossi Agassa, dúvida até pouco antes da divulgação da lista oficial de jogadores.

Agora Togo enfrenta a seleção da Burkina Fasso, no domingo dia 03/02/2013, às 16:30 (horário de Brasília), e pode chegar pela primeira vez em sua história a uma semi final de competição importante.

RUMO AO BRASIL 2013! ESTAMOS CADA VEZ MAIS PERTO!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CAN 2013 - Togo 2 x 0 Argélia


                                     

                                            Torcida togolesa presente no jogo

No último dia 26/01, a seleção Togolesa enfrentou a Argélia, precisando de uma vitória para ficar bem encaminhada para a classificação. Togo já entrou em campo sabendo do placar de Costa do Marfim 3 x 0 Tunísia, o que faria com que uma vitória togolesa possibilitasse apenas um empate na última rodada para chegarem às quartas de final.





Emmanuel Adebayor comemora o gol decisivo

A seleção togolesa mostrou estilo de jogo parecido com o que teve no jogo contra o Gabão, em Libreville, pelas eliminatórias, e também no amistoso contra o Marrocos. Mesmo dando um número menor de chutes a gol, e tendo menos posse na maior parte do jogo, conseguiu um gol importantíssimo com Emmanuel Adebayor, decisivo como sempre, ainda aos 30 minutos do 1º tempo. No 2º tempo, a pressão argelina continuava, embora os chutes que não fossem para fora, eram bem defendidos pelo goleiro Kossi Agassa. Próximo aos 40 minutos do 2º tempo, houve um pequeno problema com a trave, que teve de ser trocada. A partida foi reiniciada, e após certa confusão com o horário, houveram 13 minutos de acréscimos. Num desses minutos, enquanto Togo fazia o possível para manter o placar, Dove Womé, em lance parecido com o do primeiro gol, marcou o 2º da equipe togolesa em um contra ataque que decretou a vitória.

                               
                                              Organização do jogo efetua a troca do gol

Agora Togo depende apenas de um empate contra a Tunísia, já que após o critério de confronto direto (empate), o próximo é o saldo de gols ( +1 x – 2 ).

O outro jogo do grupo é um simples amistoso, já que a Costa do Marfim não pode sair da liderança, e a Argélia não pode sair da lanterna.

Caso se classifique para a próxima fase, Togo enfrentará a seleção de Burkina Faso, que conseguiu a classificação após empates por 1 x 1 com a Nigeria, 0 x 0 com Zâmbia, e goleada por 4 x 0 sobre a Etiópia. Ainda nas eliminatórias, após perder o 1º jogo por 1 x 0 para a República Centro Africana, precisaram de um gol aos 51 minutos do 2º tempo no jogo de volta para fazer 3 x 1 e selar a suada classificação.

RUMO AO BRASIL 2013! O SONHO ESTÁ PRÓXIMO!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CAN 2013 - Togo 1 x 2 Costa do Marfim

No último dia 22/01, a seleção togolesa fez sua honrosa estreia contra a Costa do Marfim, pelo grupo D da Copa Africana de Nações 2013.

Mesmo desacreditada por muitos, e estreando justamente contra a favorita ao título, a seleção togolesa não se intimidou, e Adebayor desperdiçou uma brilhante chance de abrir o placar, após falha grotesca de Touré. A seleção da Costa do Marfim demonstrava ser mais habilidosa, principalmente com Gerginho e Yaya Touré, e este último marcou o gol aos 7 minutos, após passe pela direita do primeiro.

Mesmo assim, Togo manteve uma postura guerreira, e no último lance do 1º tempo, aos 47, após cobrança de escanteio o glorioso Jonathan Ayité empatou a partida, marcando o primeiro gol de Togo em Copas Africanas de Nações desde 29 de janeiro de 2006. No 2º tempo, a seleção de Togo voltou melhor. Costa do Marfim parecia apenas jogar “para o gasto”, mas com sua estrela Drogba bastante apagada, não conseguia chegar ao gol. A seleção togolesa ainda teve um gol anulado no meio do segundo tempo, e ao fim do jogo, aos 42, Gervinho fez boa jogada e decretou a vitória dos marfinenses. Aos 46 minutos do segundo tempo, Floyd Ayité cabeceou à queima roupa e o goleiro Barry fez um milagre.

Com a vitória da Tunísia no outro jogo do grupo, aumenta a pressão para a seleção Togolesa vencer o próximo jogo contra Argélia. Caso isso aconteça, e a Tunísia perca para a Costa do Marfim (resultado normal), a seleção togolesa dependeria apenas de si para passar de fase.

Se a seleção continuar jogando como na estreia, temos boas chances de classificação.

Otimismo, companheiros togonautas!

RUMO AO BRASIL 2013!




Escalação inicial do Togo


Substituições do Togo

Todos os jogadores togoleses

domingo, 13 de janeiro de 2013

Togo 2 x 1 Niger

Com gols de Placca e Floyd ayité, a seleção togolesa venceu o Niger, em Lomé, por 2 x 1 no dia de hoje, em seu último amistoso antes da CAN.

A equipe que começou o jogo foi a seguinte:

Tchagouni Baba 
Wome dove
Serge akakpo
Mamah Gafar
Vincent Bossou
Djene
Sadat Ouro
Komlan Amewou
Serge gakpe
Ayité
Fessou placca

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Escalação Final para a CAN 2013



Foi divulgada oficialmente a lista dos comandados do técnico Didier Six para a disputa da Copa Africana de Nações:

Goleiros:

-Kossi Agassa – Reims (FRA)
-Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
-Mawugbé Atsu – Maranatha (TOG)

Defesa:

-Daré Nibombé – RBDB (BEL)
-Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
-Mamah Gaffar – Dacia FC (MOL)
-Sergé Akakpó – Zilina (SVN)
-Vincent Bossou – Saigon FC (VIE)
-Donou Kokou – Maranatha (TOG)
-Dakonam Djene – Cotton Sport (CAM)

Meio-De-Campo:

-Komlan Amewou – Nimes (FRA)
-Moustapha Salifou – Sem Clube
-Wome Dové – Free State Stars (RSA)
-Prince Segbefia – Auxerre (FRA)
-Kodjo Ametepe – Mounama (GAB)
-Mani Sapol – Batna (ALG)
-Floyd Ayité – Reims (FRA)
-Alaixys Romao – Lorient (FRA)

Ataque:

-Sergé Gakpé – Nantes (FRA)
-Kalen Damessi – Lille (FRA)
-Fessou Placca – Agaza (TOG)
-Jonathan Ayité – Brest (FRA)
-Emmanuel Adebayor – Tottenham (ENG)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Togo estreia com derrota em 2013

No primeiro jogo disputado no ano, dia 05/01, em Niamey, Togo foi derrotado pelo placar de 3 x 1.
A equipe do Niger saiu à frente no placar, e os togoleses empataram alguns minutos depois. Na 2ª etapa, finalizaram o placar com mais 2 gols.
Além disso, o atacante Emmanuel Adebayor tem boas chances de jogar a CAN 2013.