quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Escalação para Omã x Togo


Escalação para o amistoso contra a seleção do Omã, no dia 29/12/2012.

Goleiros:
Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)

Defesa:
Daré Nibombé – Boussou (BEL)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Mamah Gafar – Dacia (MOL)
Sergé Akakpó – Zilina (SVK)
Mango Senáh – Marseille (FRA)
Vincent Bossou – Saigon (VIE)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)

Meio-De-Campo:
Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Moustapha Saliphou
Wome Dove – Free State Stars (RSA)
Prince Segbefia – Auxerre (FRA)
Kodjo Ametepe – Maranatha (TOG)
Mani Sapol – Batna (ALG)

Ataque:
Thomas Dossevi – Schonbouri (THA)
Serge Gakpé – Nantes (FRA)
Kalen Damessi – Lille (FRA)
Placca Fessou – Agaza (TOG)

Emmanuel Adebayor e Kossi Agassa foram chamados mas não confirmaram presença.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Marrocos 0 x 1 Togo - Amistoso


A seleção togolesa conseguiu um excelente resultado no amistoso disputado hoje contra o Marrocos, na cidade de Casablanca.

Escalação do jogo

A vitória por 1 x 0 veio da mesma maneira com que foram conquistados outros bons resultados sobre o comando de Didier Six. Mesmo sem ter maior posse de bola, ou número de ataques, a seleção togolesa concentrou suas forças em Adebayor (que não iniciou o jogo entre os titulares) para conseguir chegar à vitória.

Placar final: ótimo resultado

No 1º tempo a seleção togolesa apresentava mais dificuldades para jogar e tentar chegar ao gol. O goleiro Baba Tchagouni teve de trabalhar em alguns chutes difíceis vindos dos atacantes marroquinos. Adebayor entrou no jogo durante o intervalo, iniciando o 2º tempo. A seleção togolesa apresentou uma leve melhora, até que aos 32 minutos veio o belo e derradeiro gol, que construiu um belo resultado e deixou Togo com mais moral.

Momento do gol togolês




O Marrocos costuma ser uma seleção difícil de se enfrentar, assim como outras equipes árabes como o Egito, Tunísia e Argélia (esses dois últimos enfrentarão Togo na CAN 2013), ainda mais jogando em seus domínios. Mesmo tratando-se de um amistoso, o jogo era encarado com bastante seriedade, já que é um dos últimos testes antes da Copa Africana de Nações do ano que vem, que será disputada por ambos.

Continua evidente a gigantesca dependência que os togoleses possuem do centro-avante Emmanuel Adebayor. O jogador é sem dúvida alguma um craque, seja jogando na Inglaterra ou em competições africanas.





Jogadores comemoram junto de Adebayor


Com a conquista de bons resultados diante de seleções de nível razoável, como a vitória sobre o Gabão, e agora o Marrocos, cresce cada vez mais a esperança dos togoleses de passar de fase na CAN 2013, e por que não de repetir o feito da Zâmbia no começo deste ano e conseguir a tão sonhada classificação para a Copa das Confederações no Brasil 2013?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Divulgados os grupos da CAN 2013


A seleção togolesa não terá vida fácil na CAN 2013.
Estamos situados no considerado “Grupo da Morte”, o D.


Costa do Marfim
Tunísia
Argélia
Togo

sábado, 20 de outubro de 2012

Togo classificado para a CAN 2013


   Seleção histórica que conquistou a classificação para a CAN 2013

A seleção togolesa conquistou um feito histórico no dia 14/10/2012 : A classificação para a Copa Africana de Nações 2013, a ser disputada na África do Sul.

    Adebayor comemora com seus companheiros

Após um bom empate por 1 x 1 fora de casa contra o Gabão, um 0 x 0 ou uma vitória simples bastaria para levar os togoleses à África do Sul. Aos 34 minutos do primeiro tempo, o lotado estádio de Kégue festejou o tento marcado por Dové Womé. Na volta do intervalo, uma confiante seleção ampliou o placar aos 14 minutos do 2º tempo, através dos pés do astro e maior ídolo da história Emmanuel Sheyi Adebayor saiu o gol que selou a classificação para a Copa Africana de Nações. O Gabão não desistiu até o fim, tendo inclusive diminuído o placar aos 35 minutos, reacendendo as esperanças dos gaboneses que passariam com um 2 x 2, mas a reação não passou disso. É sempre válido ressaltar que a seleção gabonesa conta com bons jogadores como Aubameyang e o veterano Daniel Cousin, perderam por apenas 2 x 0 para o Brasil e chegaram às quartas-de-final da última CAN. Não tratava-se de um time fraco.

A dependência togolesa em relação a Adebayor é evidente, quando o jogador está em campo, as chances de marcar um gol aumentam muito. Com a presença de Adebayor, o esquema tático montado por Didier Six e um espírito de união e determinação, Togo pode sonhar em passar de fase e ir longe na CAN 2013. Mas para isso ainda falta um bom tempo.

A distribuição dos potes para a formação dos grupos já foi feita, restando apenas o sorteio dos mesmos. Togo está no pote 4, das equipes mais fracas. Evidentemente não era o ideal, mas nada que seja insuperável, ainda mais tratando-se de uma competição de um continente que costuma contar com tantas surpresas.

Pote 1 (Cabeças-de-Chave):

África do Sul (Grupo A – país sede)
Zâmbia (Grupo C – detentor do título*)
Gana
Costa do Marfim
*Apesar de ser o campeão corrente, teve de disputar Eliminatórias

Pote 2 :

Mali
Tunísia
Angola
Nigéria

Pote 3:

Argélia
Burkina Faso
Marrocos
Niger

Pote 4:

TOGO
Cabo Verde
República Democrática do Congo
Etiópia


    Stade de Kégue, Lomé, ao dia do jogo

Cada grupo contará com UM membro de cada pote.
Gana e Costa do Marfim são as mais temíveis cabeças de chave. Apesar de Zâmbia ter sido campeã esse ano, chegou ao título em um jogo dominado por Gana nas semifinais, e nos pênaltis contra a Costa do Marfim na final. Já a África do Sul é a seleção mais fraca entre as cabeças de chave, mas conta com o diferencial de jogar em casa e com o apoio de sua torcida, que na Copa do Mundo 2010 já deu provas de como pode ajudar a equipe em uma competição de grande porte.
Em relação ao 2º pote, Mali pode estar tendo a última chance para sua geração de ouro conseguir um título. A Tunísia apesar de não fazer jogos memoráveis costuma estar sempre presente em competições importantes, e dificilmente fazem um jogo fácil. Angola é famosa por suas entregadas e sua dificuldade em manter resultados, e a Nigéria enfrenta uma fase complicada em seu futebol, mas dá esboços de melhoras.
Quanto ao pote 3, a perigosa Argélia, seleção que nos últimos anos tem jogado com o regulamento e se classificado mesmo não apresentando futebol de grande qualidade ofensiva. Foram os responsáveis por tirar o Egito da Copa de 2010. Marrocos assim como a Tunísia também dificilmente joga mal, mas não é uma seleção que parece imbatível. Burkina Faso conseguiu sua classificação no último minuto de jogo contra a República Centro-Africana, mas é uma equipe um tanto quanto instável. A surpresa fica por conta de Niger, que conseguiu uma façanha que parecia impossível há 5 ou 6 anos atrás : 2 classificações consecutivas para a CAN.
O Pote 4 conta com a única estreante desta edição, o país lusófono Cabo Verde, que apesar de não amedrontar muito eliminou o temido Camarões para chegar aonde chegou. República Democrática do Congo representa o bloco médio das seleções africanas, e a Etiópia retorna a uma competição oficial após décadas afastada. Porém, pouco disso interessa para Togo, já que não temos chances de enfrentar nenhuma seleção deste pote na 1ª fase.

Grupo ideal:

África do Sul
Angola
Níger
Togo

Grupo da Morte (Para Togo):

Costa do Marfim
Mali
Argélia
Togo


   Didier Six concede entrevista pós-classificação

Torçamos para que o sorteio, que será realizado ao dia 24 de Outubro, seja generoso com a seleção togolesa.
A competição terá início ao dia 19 de Janeiro do ano que vem, e aconselho a todos os companheiros Togonautas que iniciem suas contagens regressivas logo após o sorteio que definirá os grupos.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escalação para Togo x Gabão



Divulgada a escalação togolesa para o jogo decisivo contra o Gabão, que será disputado no dia 14 de outubro de 2012.
Eis os escolhidos pelo técnico Didier Six :

Goleiros :

Kossi Agassa – Reims (FRA)
Baba Tchagouni – Dijon (FRA)
Atsu Mawugbé – Maranatha (TOG)

Defesa :

Daré Nibombé - Royal Boussu Dour Borinage (BEL)
Mama Gafar – Dacia (MOL)
Vincent Bossou – Saigon FC (VIE)
Donou Kokou – Maranatha (TOG)
Sergé Akakpo – Zilina (SLO)
Sadate Ouro-Akoriko – Free State Stars (RSA)
Djene Dakonam – Coton Sport (CAM)

Meio-De-Campo :

Moustapha Salifou
Womé Dové – Free State Stars (RSA)
Kodjo Ametepé – Maranatha (TOG)
Komlan Amewou – Nimes (FRA)
Alaixys Romao – Lorient (FRA)
Mani Sapol – Batna (ALG)
Prince Segbefia – Auxerre (FRA)
Floyd Ayité – Reims (FRA)

Ataque :

Emmanuel Shéyi Adebayor – Tottenham (ENG)
Jonathan Ayité – Brest (FRA)
Serge Gakpé – Nantes (FRA)
Razak Boukari – Wolverhampton (ENG)
Kalen Damessi – Lille (FRA)


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gabão 1 x 1 Togo - Penúltimo passo antes da CAN


No dia 08 de Setembro, a seleção togolesa enfrentou o Gabão fora de casa, em Libreville. A partida terminou empatada por 1 x 1, ótimo resultado para o Togo, que agora precisa de apenas um empate por 0 x 0 ou uma vitória simples para se classificar à CAN 2013, que será disputada na África do Sul.
Durante o primeiro tempo, a seleção gabonesa dominou o jogo. Aproveitando o fato de atuar em seus domínios, detinha a posse de bola, e criava a maioria dos lances de ataque e perigo. A seleção togolesa limitava-se a defender-se e isolar a bola para a frente, a fim de que o atacante Emmanuel Adebayor pudesse criar alguma boa jogada. Nos 45 minutos iniciais,  essas boas jogadas por parte da seleção togolesa aconteceram apenas 2  vezes. Aos 22 minutos de jogo, Adebayor recebeu a bola perto da grande área e fez um belo chute em direção ao gol, mas que passou acima do travessão gabonês. A outra boa oportunidade surgiu aos 38 minutos de jogo. Após um escanteio cobrado pelo lado direito da seleção togolesa, o goleiro não agarrou a bola, que sobrou na frente do gol, porém com o grande número de jogadores gaboneses dentro da pequena área,  o lance não deu em nada.
Na volta do intervalo, a seleção togolesa melhorou consideravelmente seu desempenho, inclusive realizando uma boa pressão ofensiva em cima dos donos da casa nos 15 primeiros minutos da etapa complementar. Porém, aos 22 minutos, após cruzamento vindo da direita, Daniel Cousin cabeceou para dentro da meta togolesa, abrindo o placar para o Gabão. A alegria gabonesa durou até os 33 minutos, quando em boa jogada individual o astro Adebayor concluiu para o gol e empatou a partida.
Após o 2º gol, o jogo esfriou, e a seleção togolesa fazia de tudo para que o tempo passasse, demonstrando estar satisfeita com o placar de 1 x 1. Já nos acréscimos de 5 minutos dado pelo árbitro, a seleção gabonesa ainda teve um  bom chute de longa distância que passou perto do gol togolês, e ainda dois lances polêmicos, nos quais os jogadores do Gabão pediram toque de mão togolês dentro da área, e uma trombada entre dois jogadores dos times, mas o juiz não viu irregularidades e não marcou nenhum pênalti.
A única substituição para a equipe togolesa na partida ocorreu aos 19 minutos do 2º tempo, com a saída de Serge Gakpé e entrada de Moustapha Salifou.

O empate com gols fora de casa toma proporções maiores se pensarmos que enfrentamos um time que chegou às quartas de final da última edição da CAN, e caiu de forma invicta (com 3 vitórias e 1 empate) para a perigosa seleção do Mali. Não era um jogo fácil, ainda mais com boas atuações de Daniel Cousin, sempre perigoso nas finalizações, mesmo com idade avançada e um pouco fora de forma, e Aubameyang, o destaque da nova geração de jogadores gaboneses. Mas com grandes atuações do goleiro Baba Tchagouni e do centro-avante Emmanuel Adebayor, conseguimos construir o que tem tudo para ser um resultado histórico, que pode nos levar à tão sonhada Copa Africana de Nações 2013, e por que não sonhar alto, e pensar num possível título inédito, com uma valorosa classificação à Copa das Confederações que será disputada no Brasil em 2013?
Isso apenas o tempo dirá, mas é o momento de ficarmos otimistas. Estamos a um simples passo de um grande feito. Após bater na trave em 2008, termos problemas extra campo em 2010 e uma campanha pífia perdendo a vaga para Botsuana e Tunísia em 2012, essa é a nossa hora.
Temos de acreditar ! Didier Six tem tudo para marcar seu nome na história da seleção togolesa !


 Momento do primeiro chute togolês no jogo

Momento perigoso no 1º tempo
  
                 Momento do primeiro gol do jogo, para a seleção gabonesa


                                   Momento do gol de empate togolês


                      Foto dos jogadores que disputaram a partida