O Goleiro Baba Tchagouni
O jogo, realizado em Radés demonstrou uma seleção que fez jus à sua posição na tabela. Salvo duas únicas boas oportunidades de gol, Togo não conseguia se armar nos ataques. Durante os 25 primeiros minutos de jogo, predomínio total da Tunísia, saindo seu primeiro gol, de Hichri aos 19 minutos. Dos 25 até o fim do primeiro tempo, Togo melhorou, buscou o gol e até jogou melhor do que a Tunísia, destaque para um lance aos 27 minutos, em que Atakora driblou o goleiro, mas, sem ângulo, chutou a bola para fora do gol.
Melhor lance togolês do primeiro tempo
Na volta do intervalo, os dois times voltaram mais equilibrados, e apesar de Togo ter conseguido uma excelente chance de empatar o jogo, após a boa série de toques na entrada da área e excelente defesa do goleiro, Khelifa marcou o seu de cabeça aos 34 do segundo tempo, 3 minutos após a seleção togolesa ter um jogador expulso, matando o jogo para os donos da casa.
Com isso, tudo o que a Tunísia tinha que fazer era torcer por um empate do Chade contra o Malauí, já que àquela altura o jogo em N’djamena estava 1 x 2.
O empate saiu no final do jogo, com um gol de Barthelemy aos 49 do segundo tempo, dando a classificação sofrida para os tunisianos.
Comemoração dos tunisianos após empate do Chade
Público presente no estádio não fez jus à classificação
Torcida togolesa presente no jogo
Destaque para o goleiro Baba Tchagouni, que fez boas defesas, para o capitão Serge Akakpó, que teve boa participação na parte defensiva, para Amewou, que apesar de ter falhado nas cobranças de bolas paradas, teve boa participação, e a promessa Lalawelé Atakora tem tudo para vingar, assim como Mani Sapol, se conseguir ter uma carreira organizada.
A seleção Togolesa precisará melhorar muito se quiser ir para a Copa do Mundo. O primeiro passo, contra a seleção de Guiné Bissau não é tão fácil quanto parece. Os guineenses tem um retrospecto cheio de derrotas, porém, na maioria das vezes os placares não são elásticos ( 1 x 0 , 2 x 0 etc... ), o que já mostra que um time que só consegue pontuar contra o Chade e contra a já classificada Botsuana pode sim vir a ter dificuldades.
A impressão passada em alguns momentos é a de uma seleção com qualidade, porém descompromissada com a camisa que está vestindo. Casos semelhantes a de tantas outras, exemplos recentes disso são a Nigeria e Camarões, que após vergonhosas campanhas na Copa do Mundo, não conseguiram se classificar para a Copa Africana de Nações 2012.
Provavelmente, os dois jogos que estão por vir em 11 e 15 de Novembro deverão nos dar a classificação para a 2ª Fase das eliminatórias, mas em um grupo com a surpreendente Líbia, o sempre temido Camarões e possivelmente a República Democrática do Congo ( Ou até mesmo a Suazilândia, time para o qual perdemos por 2 x 1 recentemente em Mbabane, apesar do placar de volta ter sido um estrondoso 6 x 0, com ótimas exibições de Olufadé, Salifou e Adebayor com 4 gols ) fica difícil sonhar com uma 3ª fase, e mais ainda com uma vaga para a Copa do Mundo 2014.
De resto, basta esperar.
Mais informações sobre o confronto contra Guiné-Bissau você encontrará em breve, aqui no TogoNautas. Siga-nos também pelo twitter WWW.twitter.com/Togonautas .
Classificação final do Grupo K :
Botsuana – 17 pontos
Tunísia – 14 pontos
Malauí – 12 pontos
Togo – 6 pontos
Chade – 3 pontos
Retrospectiva de todos os jogos da seleção Togolesa nas Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas 2012 Guiné Equatorial / Gabão :
Chade 2 x 2 Togo ( Mani Sapol e Backer Aloenouvo )
Togo 1 x 1 Malauí ( Backer Aloenouvo )
Botsuana 2 x 1 Togo ( Serge Gakpé )
Togo 1 x 2 Tunísia ( Mani Sapol )
Togo 0 x 0 Chade
Malauí 1 x 0 Togo
Togo 1 x 0 Botsuana ( Kondo Arimiyao )
Tunísia 2 x 0 Togo
Outras imagens do jogo: