domingo, 31 de julho de 2011

Definição das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014


O jogador Neymar sorteia o jogo de Togo.
Ficou definido no sorteio de ontem que a seleção togolesa deverá enfrentar a seleção de Guiné Bissau na 1ª fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2014. O jogo de ida será realizado em 11 de Novembro de 2011, em Guiné Bissau, enquanto o jogo de volta ( e decisivo ) será realizado em Togo, no dia 15 de Novembro de 2011.

O vencedor do confronto da primeira fase disputará uma vaga na próxima fase no grupo I :

Camarões

Líbia

Vencedor de Guiné-Bissau x Togo

Vencedor de Suazilândia x República Democrática do Congo

O 1º colocado de cada grupo passa para a 3ª fase, na qual os dez clubes são divididos em 5 duelos de ida e volta. Os 5 vencedores desse confronto se classificam para a Copa do Mundo , que será realizada no Brasil, em 2014.

sábado, 30 de julho de 2011

Sorteio Para As Eliminatórias Copa 2014

Neste dia 30 de Julho de 2011 seré realizado o sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA de futebol 2014. O sorteio será no Rio de Janeiro, e definirá os grupos das eliminatórias da CAF, UEFA, OFC, e da AFC e CONCACAF ( cujas eliminatórias já tiveram início, porém o sorteio será para os grupos das próximas fases ).

A seleção de Togo também estará envolvida, uma vez que participará da 1ª fase das eliminatóriass da CAF, que inclui confrontos de Ida e volta entre as 24 seleções piores colocadas no ranking continental. O sorteio definirá com quem cada uma jogará, e os jogos provavelmente serão realizados em 11 e 15 de novembro de 2011. Como Togo é a 30ª seleção colocada no Ranking da CAF, estamos nessa, e poderemos disputar a primeira fase contra um desses países :

Moçambique
República Democrática do Congo
Libéria
Tanzânia
Congo
Quênia
Ruanda
Etiópia
Namíbia
Burundi
Madagascar
Guiné Bissau
Guiné Equatorial
Chade
Suazilândia
Comores
Lesoto
Eritréia
Somália
Djibuti
Maurício
Seychelles
São Tomé E Príncipe

Dentre todas essas seleções, é bastante provável que Togo consiga se classificar para a próxima fase das eliminatórias, porém, os maus resultados recentes contra Chade e Malauí deixam dúvidas sobre a torcida togolesa.
Resta-nos saber como estará Mani Sapol à época de Novembro, já que o futebol de um jogador novo e habilidoso como o dele pode ser muito útil nesse primeiro momento.
Mesmo que o primeiro jogo venha com derrota, não podemos desistir de acereditar, afinal, na jornada rumo à Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, começamos com uma derrota de 1 x 0 para a seleção da Guiné Equatorial, em jogo realizado em Malabo, depois revertemos a situação com um 2 x 0 em Lomé, e caíiou
mos no grupo do então favoritíssimo Senegal, sensação da Copa 2002 e da promessa Diouf. Aconteceu o que todos nós sabemos e paramos na Copa do Mundo.

De todas essas seleções, talvez as mais difíceis, e que possam realmente complicar o caminho de Togo nessa primeira fase sejam a República Democrática do Congo, que costuma apresentar um futebol razoável, o que pode fazer diferença nessa etapa. A seleção do Quênia, que realizou uma grande campanha nas eliminatórias para o último mundial, além da seleção da Etiópia, que vinha realizando uma boa campanha também, incluindo uma convincente goleada por 6 x 1 sobre a Mauritânia quando foi suspensa pela FIFA de competições oficiais por determinado período. Por último, a seleção de Moçambique, que apesar de ser a melhor rankeada, não parece assustar tanto quanto as outras 3.
É evidente que o favoritismo de Togo seria maior caso o jogo fosse realizado contra qualquer outra seleção. Esperemos pegar um adversário teoricamente mais fácil, como a seleção de Madagascar, ou a da Somália, que costuma ter problemas com mandos de campo pela situação lamentável em que infelizmente se encontra o país, além da sempre frágil seleção do Djibuti ( que inclusive eliminou a Somália em jogo único pelas últimas eliminatórias, por 1 x 0 ).

Independentemente da seleção que tivermos que enfrentar, tenho certeza que os jogadores togoleses poderão estar preparados para passar de fase, e com o tempo conseguir arrumar o time, e ter um desempenho regular o bastante para nos classificar para nossa tão sonhada segunda Copa do Mundo na história.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Seleção Togolesa conquista Copa Das Nações do Oeste Africano.






A seleção Togolesa foi campeã da Copa das Nações do Oeste Africano, organizada pela WAFU ( West African Football Union ) no mês de Maio de 2011.

A competição, sub - 23 , possuía 8 times, divididos em 2 grupos de 4 cada .


Grupo A

Nigeria
Liberia
Niger
Mali ( desistiu da participação )

Grupo B :

Togo
Gana
Gâmbia ( desistiu da participação )
Senegal ( desistiu da participação )

Com as desistencias, Togo e Gana apenas jogaram entre si para definir qual passaria para a próxima fase como líder do grupo .

O primeiro jogo, foi disputado no dia 8 de Maio, na cidade de Abeokuta , e terminou com vitória ganesa pelo placar de 2 x 1 .
O segundo jogo, disputado na mesma cidade no dia 11 de Maio terminou com vitória togolesa por 2 x 1. Devido ao placar agregado de 3 x 3, o duelo foi decidido nos pênaltis, com vitória togolesa por 4 x 3 ( Emmanuel Baffoe e Mohhamed Yakubu perderam seus pênaltis )

Na segunda fase, a seleção de Togo enfrentou a equipe da Libéria, em um único jogo de semi-final. O placar no tempo regulamentar acabou em 1 x 1 , o que levou a partida para a prorrogação, onde Togo marcou mais 3 gols, com um resultado final de 4 x 2 para a equipe togolesa.
Na grande final, Togo enfrentou a seleção da casa, Nigeria, e logo aos 2 minutos, a promessa Lalawele Atakora fez Togo 1 x 0. Com 20 minutos de jogo, a seleção togolesa marcou o segundo gol com Senome. 5 Minutos depois, a Nigeria diminuiu com gol de Ibenegbu, e no final do primeiro tempo, aos 45 minutos, o mesmo jogador empatou o jogo para a seleção nigeriana. Aos 15 minutos do 2º tempo, Lalawele Atakora marcou seu segundo gol na partida, e o terceiro gol togolês, que deu a vitória ao time.

Lances da grande final, disputada em 15 de Maio de 2011, contra a Nigeria

Lalawelé Atakora, de 20 anos e passagens pelo futebol sueco e norueguês,foi eleito o melhor jogador da competição, e foi também o artilheiro, com 5 gols marcados em 4 jogos. O jogador já havia sido destaque da seleção togolesa no Mundial sub-17 da FIFA, realizado no ano de 2007, marcando um gol contra a seleção da Coréia do Sul.

aLalawelé Atakora, no ano de 2007, durante o mundial sub-17 da FIFA

A seleção de Togo recebeu um prêmio de $ 25 . 000 dólares pela conquista do campeonato.

Vale lembrar que na competição de 2010, a seleção togolesa foi eliminada na primeira fase, com a pior campanha, perdendo seus 3 jogos, por 2 x 0 para Gana, 3 x 0 para Libéria e um vergonhoso 6 x 1 para Burkina Faso.

Quem sabe não são sinais de que os tempos futuros serão melhores que o atual sufoco pelo qual passamos, eliminados antecipadamente da disputa por uma vaga nas próximas Copa das Nações Africanas, em Gabão e Guiné Equatorial.

Comemoração do título

Togos os Resultados :

Grupo A :


Nigeria 1 x 0 Libéria

Nigéria 4 x 0 Niger

Libéria 2 x 1 Niger

Grupo B :

Gana 2 x 1 Togo

Togo 2 x 1 Gana ( 4 x 3 )

Semi-Finais :

Nigeria 2 x 1 Gana

Togo 4 x 2 Libéria

Final :

Nigeria 2 x 3 Togo